...::: Blog Dentista Cesar Zuchetto - Novo Hamburgo e Canoas :::... Dentista -- ex-Novo Hamburgo -- agora Menino Deus, POA www.clinicazuchetto.com.br: Enxaguatório bucal poderia detectar câncer de cabeça e pescoço

30 setembro 2007

Enxaguatório bucal poderia detectar câncer de cabeça e pescoço

Um bochecho com um enxaguatório bucal pode ser a mais nova ferramenta no diagnóstico para detectar carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço em seu estágio inicial, dizem os pesquisadores do Sylvester Comprehensive Cancer Center da Universidade de Miami.

O câncer de cabeça e pescoço pode atingir lábios, dentes, gengivas, bochechas, soalho da boca, língua, palato mole, amídalas, parte posterior da garganta e laringe. Quando detectado precocemente, os níveis de cura dos pacientes superam os 80 %. Infelizmente, somente 50% dos cânceres de cabeça e pescoço são detectados precocemente atualmente e curados.

Os pesquisadores então usaram a solução de bochecho para determinar se o DNA dos pacientes foi quimicamente modificado devido ao câncer, uma doença chamada DNA hipermetilado. Um estudo piloto subseqüente mostrou hipermetilação nas amostras de nove em 11 pacientes com câncer de cabeça e pescoço que tinham níveis baixos de CD44 no estudo original.

“Muitas vidas poderiam ser salvas através de um teste que não é mais invasivo do que um gargarejo”, disse Profa. Dra. Elizabeth Franzmann, M.D., professora assistente de otorrinolaringologia em Miami. “Nosso estudo mostrou que um teste com um bochecho, simples o suficiente para ser administrado em qualquer centro de saúde comunitário é capaz de detectar câncer em aproximadamente 90% das vezes”.

Fatores de risco para câncer de cabeça e pescoço podem incluir o uso de tabaco e álcool, exposição prolongada ao sol, irritação bucal crônica, deficiência nutricional, uso de enxaguatórios bucais que contém álcool, infecção com papiloma vírus humano, refluxo gastresofágico e o sexo - os homens são afetados duas vezes mais do que as mulheres.

Fonte: ADA

0 comentários: