...::: Blog Dentista Cesar Zuchetto - Novo Hamburgo e Canoas :::... Dentista -- ex-Novo Hamburgo -- agora Menino Deus, POA www.clinicazuchetto.com.br: Inventor do Telefone sem Fio - e do rádio

17 julho 2010

Inventor do Telefone sem Fio - e do rádio

Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 21 de janeiro de 1861 — Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católico e inventor brasileiro.

É considerado um dos vários "pais" do rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900).

Marconi (que requisitou a patente do rádio) se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914.

O êxito das experiências do Padre Landell não tiverem a devida acolhida das autoridades brasileiras da época, conforme se verifica em reportagem publicada no jornal La Voz de España no dia 16 de dezembro de 1900.

Estava em Campinas quando, numa tarde, ao retornar da visita a um doente, encontrou a porta da casa paroquial arrebentada e seu laboratório e instrumentos completamente destruídos.

Visto por uma população ignorante como "herege", "impostor", "feiticeiro perigoso", "louco", "bruxo" e "padre renegado" por seus experimentos envolvendo transmissões de rádio dois dias antes em São Paulo, pagou com sofrimento, isolamento e indiferença sua posição de absoluto vanguardismo científico.

Em 1905, ao retornar ao Brasil após uma estada de três anos nos Estados Unidos, ainda teve energia para enviar uma carta ao presidente da República, Rodrigues Alves. Solicitava dois navios da esquadra de guerra para demonstrar os seus inventos que revolucionariam a comunicação (chegou a dizer que, no futuro, haveria comunicação interplanetária).

O assistente do presidente, no entanto, preferiu interpretá-lo como um "maluco" e o pedido foi negado. Na Itália, quando fez um pedido semelhante, Marconi teve toda a esquadra à disposição.

Landell não conseguiu financiamento privado ou governamental para continuar as suas pesquisas nem para construir equipamentos de rádio em escala industrial.

mais em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Landell_de_Moura

2 comentários:

Ronaldo Reis disse...

Parabéns pelo artigo.
Incluí na Home Page que mantenho sobre o Padre Landell de Moura.
Veja no seguinte link:
http://landelldemoura.com.br/lm-art-1.htm
Obrigado.
Ronaldo Reis
www.ps7ab.com.br

Dentista disse...

Dentista: fiz um apenas um resumo da Wikipedia - apenas para homenagear este brilhante cientista