...::: Blog Dentista Cesar Zuchetto - Novo Hamburgo e Canoas :::... Dentista -- ex-Novo Hamburgo -- agora Menino Deus, POA www.clinicazuchetto.com.br: A arte de levar um pé na bunda

18 maio 2009

A arte de levar um pé na bunda

Um belo dia, a artista francesa Sophie Calle recebeu um email. Era de seu namorado, terminando o relacionamento. Primeiro Sophie sofreu. Depois produziu vídeos com 107 mulheres do mundo inteiro, famosas e anônimas, todas lendo a mensagem, cada uma do seu jeito. Mostrou em exposições e na internet. Causou. O feito tornou a artista conhecida pelo grande público em seu país e no resto da Europa. Em julho ela vem ao Brasil apresentar sua obra, que se chama “Cuide de Você”, em referência à forma como termina o email do ex-namorado.


Sophie cuidou de si, certamente. Fez do limão uma limonada e seguiu em frente com seu trabalho, que sempre mistura arte e vida real. Vingança disfarçada de criação ou só uma forma de seguir em frente? O que fazem as mulheres, em geral, quando levam um pé na bunda? Eu guardo na memória dois chutes em meu traseiro. Num deles, afundei no sofá vendo filmes como Nosso Amor de Ontem, com Barbra Streisand e Robert Redford (um clássico dos finais infelizes!), sempre comendo caixas de sucrilhos. No segundo, muitos anos depois, resolvi que voltaria a escrever. Fiz um blog, esse blog virou um livro, ganhei novos amigos e um novo amor.

No começo deste ano, foi lançado no Brasil o livro Vai Passar!, escrito a partir das experiências pessoais das americanas Marmi Kamins e Janice MacLeod. Vem em formato de guia, ensinando desde como sair no luto do dia seguinte, as etapas de superação, até voltar para a fase das novas paqueras. Elas ganharam um bom dinheiro com isso e agora estão começando o segundo livro, agora sobre como manter um bom relacionamento. Ou seja, de como administrar, agora elas pretendem ensinar a evitar um pé na bunda.

Todo mundo sabe que amores perdidos já renderam, além de livros de auto-ajuda, os mais belos poemas, músicas, filmes, pinturas. O sofrimento é, decididamente, inspirador. Mas por que alguns e, principalmente, algumas de nós preferem sofá, lágrimas e sucrilhos? Não é fácil superar a baixa autoestima, a ideia de que somos lixo. Além disso, muitas vezes a sede de vingança bloqueia essa capacidade criativa. Mas até na hora do troco é possível se divertir um pouco.

A canadense Rachel Marsden descobriu, no site de seu namorado, a notícia de que ele não estava mais com ela. Foi ainda pior do que no caso de Sophie! Ela soube junto com todo mundo! Então não fez por menos: pegou o que o ex havia deixado em sua casa e leiloou tudo no Ebay. É o tipo de história-fofoca que encanta os internautas. Tanto que uma das camisetas que ela colocou pra vender chegou a ser cotada em 12 mil dólares. Já dá pra ficar um pouco mais feliz, não?

E você, o que faz quando leva um pé na bunda?

0 comentários: