...::: Blog Dentista Cesar Zuchetto - Novo Hamburgo e Canoas :::... Dentista -- ex-Novo Hamburgo -- agora Menino Deus, POA www.clinicazuchetto.com.br: Chips auto-refrigerados deverão aposentar coolers mecânicos

05 abril 2008

Chips auto-refrigerados deverão aposentar coolers mecânicos

Há algum tempo atrás, publiquei uma notícia referente à um ventoinha que possuia sua fonte de energia baseada em um pistão que se movia com o ar quente gerado pelo próprio processador, solução esta que acabou gerando polêmica nos comentários a respeito da eficácia de seu funcionamento. Contudo, o mesmo início de notícia se aplica à esta novidade:

Em um computador, grande parte dos gastos de energia é proveniente de partes móveis - e, por mais que o gasto seja pequeno, o uso de coolers em sistemas de baixo consumo não é algo muito interessante. E, como os processadores fanless, aqueles que não possuem ventoinhas, possuem um certo limite de frequência, como então resfriar um chip sem gastar energia?

"A empresa emergente Thorrn Micro Technologies apresentou um sistema para resfriamento de chips que não tem partes móveis e que produz vento suficiente para resfriar um laptop inteiro.

O exaustor de estado sólido produz uma corrente de ar três vezes maior do que um "cooler" mecânico típico, mesmo tendo apenas um quarto do tamanho. Como não possui partes móveis, o dispositivo é silencioso, ultra-fino, apresenta baixíssimo consumo de energia e praticamente não requer manutenção."



Este foi o início de uma interessante notícia publicada pelo site Inovação Tecnológica, que apresenta uma solução perfeita para os atuais processadores e chips que necessitam de refrigeração contínua.

>>>> Veja a notícia original em: http://www.inovacaotecnologica.com.br

0 comentários: