...::: Blog Dentista Cesar Zuchetto - Novo Hamburgo e Canoas :::... Dentista -- ex-Novo Hamburgo -- agora Menino Deus, POA www.clinicazuchetto.com.br: Iogurte evita doenças bucais

05 abril 2008

Iogurte evita doenças bucais

Consumo de iogurte evita doenças bucais, dizem cientistas japoneses
Quem consome 55 gramas ou mais do alimento possui as gengivas mais preservadas.

Bactérias benéficas oriundas da alteração do leite podem ser as responsáveis.

Comer iogurte e outros alimentos com ácido láctico regularmente pode fazer bem para a boca, segundo pesquisadores japoneses. Yoshihiro Shimazaki e seus colegas descobriram que o consumo de iogurte e assemelhados tem uma associação significativa com a boa saúde bucal, embora o mesmo não ocorra com o consumo de leite e queijo.

É uma boa notícia para a prevenção da doença periodontal ou periodontite, associada ao enfraquecimento da gengiva e à perda dos dentes entre adultos. Para evitá-la, não há muitas medidas disponíveis hoje além de escovar os dentes e passar o fio dental regularmente, diz Shimazaki, que trabalha na Universidade de Kyushu e publicou seus achados na revista científica "Journal of Periodontology".

Pesquisas anteriores tinham identificado uma menor incidência de doença periodontal entre pessoas que comem grandes quantidades de laticínios, mas não haviam verificado quais produtos derivados do leite eram os mais benéficos. A equipe de Shimazaki avaliou a severidade do problema em 942 homens e mulheres, com idade entre 40 e 79 anos, bem como seu consumo de leite, queijo e alimentos com ácido láctico.

Eles descobriram que as pessoas com doença periodontal generalizada (em estágio mais avançado) apresentavam menor consumo de alimentos com ácido láctico do que as pessoas com doença periodontal localizada. O efeito benéfico aparecia nos que consumiam 55 gramas ou mais de iogurte ou bebidas com ácido láctico por dia. "O efeito benéfico pode vir da atividade probiótica dos lactobacilos presentes nos alimentos com ácido láctico", diz Shimazaki.

0 comentários: