...::: Blog Dentista Cesar Zuchetto - Novo Hamburgo e Canoas :::... Dentista -- ex-Novo Hamburgo -- agora Menino Deus, POA www.clinicazuchetto.com.br: Dentistas na prevenção do câncer de mama

05 maio 2007

Dentistas na prevenção do câncer de mama

Os dentistas poderiam estar na linha de frente na prevenção Câncer de mama. O câncer de mama é a segunda causa principal da morte entre mulheres nos Estados Unidos.
Em 2006, a Sociedade do Câncer Americana estimou que haveria 212.920 casos novos de câncer de mama invasivo, e que por ano, 40.970 mulheres morreriam dele. As vidas de muitas mulheres poderiam ser salvas se este câncer fosse diagnosticado mais cedo, e o diagnóstico precoce poderia ser conseguido se houvessem outras formas de diagnóstico.

Sebastian Z. Paige e Charles F. Streckfus, autores do estudo, "Análise de saliva no diagnóstico e tratamento do câncer de mama" publicaram na introdução do General Dentistry, Academy of General Dentistry (AGD), periódico clínico, de março/abril 2007, um método novo de diagnóstico.

Eles encontraram que os níveis da proteína na saliva têm um grande potencial de ajudar no diagnóstico, no tratamento, e no cuidado do acompanhamento do câncer de mama. E os dentistas gerais são candidatos perfeitos a ajudar com as amostras deste diagnóstico porque podem facilmente remover as amostras de saliva da boca de um paciente durante visitas rotineiras. Como a vice-presidente da AGD Paula Jones, diz, "se um paciente visita o dentista mais freqüentemente do que seu médico, faz sentido que esta ferramenta diagnóstica poderia ser muito eficaz nas mãos do dentista geral."

O teste salivar tem algumas vantagens sobre testes de sangue. Os autores do estudo discutem que a saliva é um líquido incolor, enquanto o sangue se submete a mudanças na cor, que pode afetar os resultados do teste. Os autores dizem também que a coleta de saliva é segura (nenhuma punção de agulha), é não-invasivo, e pode ser coletada sem causar a um paciente nenhuma dor. Este método de diagnóstico precoce não é aprovado ainda pelo FDA. Se recebesse a aprovação, os dentistas e os médicos poderiam usá-la para diagnosticar juntos o câncer de mama.

Mas o Dr. Jones adverte também que este não é o único meios para o diagnóstico. "Não eliminaria a necessidade para a seleção da mamografia ou a análise regular do sangue; seria apenas uma primeira linha de defesa para as mulheres," diz. "Por exemplo, se a seleção salivar mostrasse um resultado positivo, uma mamografia ou outro teste de imagem latente seria necessário para determinar em que seio o câncer foi encontrado."

Vantagens do teste salivar:
* O Teste Salivar é seguro (nenhumas punção de agulha) e pode ser coletado sem causar ao paciente nenhuma dor.
* O Teste Salivar não requer nenhum treinamento especial ou equipamento.
* Os pacientes que pode não ter o acesso ou o dinheiro para o cuidado preventivo poderiam facilmente ser testados através da saliva.

0 comentários: